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-Vertente Desenvolvimento Sócio-Comunitário

"O Processo"(Metodologia Interdisciplinar) na Educação pela Arte;Animação Sócio-Cultural (Rede Social)
Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009

O Processo na Educação pela Arte para Inclusão Social

Missão-proporcionar actividades de animação sócio-cultural no quadro da intervenção social

Visão: manifestação de autoestima, acessibilidade à cultura

Valores: gosta pela cultura, controlo emocional

Objectivos gerais: articular educação pela arte e a integração social

Objectivos específicos:

a)-mobilização e avaliação no processo de cidadania e ambiente

b)-mobilização e avaliação para os cuidados básicos na qualidade de vida(desporto para todos, nutrição  e saúde

c)-animação no quadro do processo de envelhecimento activo

d)-motivação para a empregabilidade e aprendizagem ao longo da vida

e)-introdução na cultura gastronómica

f)-dimensionar serviços de base social e local associados à animação

A experiência prática nos Centros Sociais, remeteu-nos para a pesquisa, nas respectivas instâncias, de suporte teórico-prático designado por “Educação pela Arte”.

Sendo resumido no diagrama o que se pretende neste Processo, com referência às actividades sociais.

        Educar os Sentidos        --       Emoções       --           Expressão artística

Processo na Educação pela Arte”corresponde à identificação/evolução de comportamentos sociais dos participantes, nas várias fases da actividade sócio-cultural.

Relativamente ao desenvolvimento disciplinar desta Tese, integra componentes a aprofundar consoante suporte adequado;

- componente programática , considerando a existência de acções de animação sócio-cultural nos Centros Sociais, mas que no entanto carecem de enquadramento relativamente a objectivos, suporte no desenvolvimento sustentável.

 -componente  produção de conteúdos, com referencia às características das actividades sociais e tipologia dos Centros Sociais.

 - componente impacto emocional – em articulação com outras actividades de intervenção social , relativamente ás 5 aptidões emocionais básicas;

   (Reconhecer Sentimentos; Desenvolver Empatia; Controlar Emoções Próprias; reparar Danos Emocionais; Integração Emocional/Interactividade (Trabalho de Equipa)

Por outro lado, a metodologia de intervenção sócio-comunitária , no caso concreto da realidade geográfica  na zona do Centro Social, poderá ser agrupada em 4 áreas, a seguir descritas em consonância com os objectivos estatutários do Centro Social.  

 I- Dimensão Cultural na Inclusão Social

II- Ocupação dos Tempos Livres/Relações Laborais (cultura organizacional)

III- Educar para  Desenvolvimento Local (Cidadania e Ambiente)

IV-Serviços de Base Social e Local (Empreendedorismo Social)

 

 

 

 

 

publicado por Renato Costa às 12:49
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