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A auscultação dos relatos diferenciados de empregados, desempregados, à procura de emprego e também empregadores suscitaram o interesse e oportunidade na transmissão de testemunho para efeitos úteis pedagógicos.
A realização do Teatro Debate, “Relações Laborais na Empresa Constantinopla” celebrou o encerramento de um Ciclo de 7 sessões de Motivação para o Emprego em Março de 2008( ver sff post)
Recorremos á Educação pela Arte como forma de impulsionar uma mudança nos participantes.
A metodologia utilizada foi, recorrer ás experiências de trabalho dos participantes, e através da dramatização de um conflito laboral, permitir que encontrassem uma solução para um problema.
O conflito: A chefe de uma empresa mostrava-se sempre insatisfeita com o rendimento da equipa de trabalho. A equipa sentia-se desmotivada e com dificuldades no desempenho das funções.
2 soluções(propostas e debatidas pelos participantes) para o desenvolvimento cénico;
1)- um jovem á procura de emprego, recém admitido na empresa, demonstra uma atitude positiva, acabando por desempenhar um papel de mediador na empresa.
2)- a chefe da equipa ter reconhecido que a sua insatisfação, se devia a problemas pessoais, e não concretamente com o trabalho desempenhado pelos funcionários.
Resultado; mudança de atitude dos funcionários que também reconheceram os seus erros.
A mensagem final ; assumir os seus erros e corrigi-los independentemente dos cargos ou funções que desempenham, pois antes de serem funcionários são pessoas.
Conclusão; acreditar que o diálogo, comunicação, flexibilidade é a chave para o entendimento, e que devemos ser persistentes na procura de emprego, representada pela personagem do jovem á procura de emprego.
Debate com o Publico ; manifestou formas alternativas de solucionar o mesmo problema, assim comprovamos que existem várias formas de solucionar um único problema dependendo da perspectiva de cada um.
Avaliação qualitativa; observámos que os participantes sentiram-se mais optimistas em relação a procura de uma nova experiência de trabalho, pois sentiram-se valorizados com os comentários que o público fez, mas sobretudo sentiram-se mais competentes no que se refere a gerir conflitos laborais na base de atitudes assertivas. Assim sendo acreditamos que para melhorar as nossas habilidades sociais é necessário apostar numa relação de Saber Ser (conhecermos a nós próprios), e Saber Fazer (para saber relacionar-se com os outros).